Saiba tudo sobre Certificado Digital

Certificados Digitais

A1

Certificado Digital A1

O Certificado A1 é emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Tem validade de 1 ano.

Vantagens
  • arquivo digital que pode ser instalado em várias máquinas simultaneamente;
  • instalação rápida;
  • possibilidade de acesso a partir de qualquer lugar do mundo;
  • possibilidade de integração ao emissor de NF-e;
  • facilidade de uso em computadores, celulares e tablets.
Desvantagens
  • deve ser renovado anualmente;
  • a senha é solicitada apenas uma vez.

A3

Certificado Digital A3

O Certificado A3 é emitido e armazenado em mídia criptográfica (CartãoToken ou Nuvem). Tem validade de 1 a 3 anos.

Vantagens
  • validade entre 1 a 3 anos;
  • todos precisam digitar senha independente do tipo;
  • mais barato em relação ao custo por ano.
Desvantagens
  • é preciso ter o dispositivo móvel (cartão, token ou pen drive) em mãos para uso;
  • só pode ser usado em um computador por vez;
  • não pode ser integrado ao emissor de NF-e;
  • se a senha for bloqueada devido a erros consecutivos, é necessário comprar um novo certificado.

O que é?

É a identidade digital de pessoa física ou jurídica que permite realizar operações na internet com validade jurídica do CPF físico.

O certificado digital permite o envio e a assinatura de documentos pela internet de forma legal, bem como a emissão de notas fiscais eletrônicas, a possibilidade de realização de transações bancárias e o envio de certas declarações, como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e o e-Social.

O que armazena?

Dentro do certificado digital ficam armazenadas muitas informações, incluindo dados pessoais do titular, prazo para renovação do serviço, chave pública, número de série, nome e assinatura digital da Autoridade Certificadora responsável pela emissão do certificado.

Os documentos assinados digitalmente como certificado digital são criptografados na hora do envio, ou seja, as informações são codificadas em muitos códigos e são embaralhados aumenta a segurança dos dados no momento em que são trafegados na internet.

Seu objetivo

O objetivo de um Certificado Digital é garantir a autenticidadeconfidencialidadeintegridade não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.

 

Por identificar no meio eletrônico, ele permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.

Usabilidade

Eles são utilizados ​​para assinar documentos, emitir notas fiscais, criar canais seguros de comunicação e acessar sistemas de forma segura, tudo isso graças a uma forte criptografia.

Outra grande vantagem de uso do certificado digital diz respeito à redução de gastos e à diminuição da burocracia no dia a dia de trabalho, uma vez que a adoção desse recurso elimina a necessidade de impressão de documentos, cortando também gastos com idas a cartórios para assinatura e reconhecimento de firma. Isso sem falar que também torna o processo de emissão de notas fiscais muito mais rápido.

Quem precisa de Certificado Digital?

No Brasil, todas as pessoas físicas e jurídicas que tenham o desejo ou necessidade de realizar certas atividades online de forma segura irão necessitar de um certificado digital.

Em alguns casos, o certificado é obrigatório, como por exemplo as empresas, que irão precisar da certificação para poder emitir documentos fiscais eletrônicos, acessar os portais eletrônicos do governo e transmitir as suas declarações. Também existe a obrigatoriedade da certificação digital para sócios administradores das empresas.

Para Pessoas Físicas e Jurídicas

  • e-CPF e-CNPJ
  • NF-e e NFC-e
  • OAB

Para Servidores/Sites

  • mobileID - para celular
  • remoteID - para nuvem
  • SSL

Tipos de Certificados Digitais

e-CPF

e-CPF para PF

O e-CPF é a Identidade Digital da Pessoa Física no meio eletrônico. Pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB) e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o e-Social e o Conectividade Social, enviar a Declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade, entre outras aplicações.

e-CNPJ

e-CNPJ para PJ

O e-CNPJ é a Identidade Digital da Pessoa Jurídica no meio eletrônico, que viabiliza a autenticação em sistemas públicos ou privados em nome da empresa. Com o e-CNPJ é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita, acessar ao programa Conectividade Social, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras aplicações.

NF-e

NF-e e NFC-e

O Certificado Digital emissor de NF-e e NFC-e é destinado à emissão de notas fiscais eletrônicas e pode ser atribuído ao funcionário.

Isso significa muito mais segurança e controle no processo, porque o empresário pode nomear o responsável por emitir as notas fiscais, sem ter que compartilhar o e-CNPJ da empresa e sua senha.

AC-OAB

OAB

O Certificado OAB é emitido exclusivamente para advogados que estão inscritos de forma regular na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ele viabiliza o peticionamento eletrônico e diversos outros serviços na esfera digital, como assinar documentos, enviar a Declaração do Imposto de Renda, entre outras aplicações.

Aplicações do Certificado Digital

Assinatura e envio documentos pela internet
Realização de transações bancárias
Autêntico
Envio de declarações da sua empresa
Assinatura de notas fiscais
“Login” em ambientes virtuais com segurança
Conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e)
Manifestações do destinatário
Confidencial

NÃO SABE QUAL CERTIFICADO DIGITAL ADQUIRIR?

Não tem problema, nossa equipe faz questão de ajudar.